15 de abr. de 2011

Lançado o Epidemic Linux nova versão 3.2


Qua, 13 de Abril de 2011 00:00

A Equipe de Desenvolvimento do Epidemic tem o prazer de anunciar o lançamento do Epidemic GNU/Linux 3.2 (Codinome Mutant Storm).

epidemic-3.2-compiz1.png epidemic-3.2-compiz2.png

O Epidemic GNU/Linux é uma distribuição linux brasileira, desenvolvida de forma comunitária, cujo principal objetivo é o de levar o Software Livre ao conhecimento do maior número de pessoas possível. O Epidemic é baseado no Debian Testing que, atualmente é o Wheeze. O Epidemic 3.2, além da correção dos bugs reportados nas versões de desenvolvimento anteriores, do polimento geral do sistema e da atualização dos pacotes, traz também as seguintes novidades:

1 - Desenvolvimento do eMorph

O eMorph é uma nova aplicação projetada pela Equipe de Desenvolvimento do Epidemic para funcionar como uma segunda etapa no seu processo instalação. Ele permite aos usuários instalar ou remover conjuntos selecionados de programas, estendendo ou reduzindo as funcionalidades do sistema com apenas alguns cliques no mouse.

emorph.png

2 - Desenvolvimento do eUpgrade

O eUpgrade é uma nova aplicação que esta sendo desenvolvida pela Equipe do Epidemic como uma alternativa para a atualização do sistema. Ele facilita a vida dos novos usuários que não precisam recorrer ao modo texto e a execução de vários comandos para ter seu sistema atualizado. Além disso o eUpgrade será utilizado para a transição de uma versão do Epidemic para outra, sem a necessidade de baixar e instalar uma nova ISO, tornando o Epidemic uma distribuição rolling release.

eupgrade.png

3- Nova opção para o ePendrive.

O ePendrive é uma aplicação desenvolvida pela Equipe do Epidemic que permite ao usuário escolher se deseja que as alterações feitas durante cada sessão do Epidemic, rodando a partir de um livePendrive, sejam salavas ou não. Com este recurso é possível prersonalizar, de forma muito fácil um livePendrive do Epidemic, mudando os temas ou até mesmo instalando ou removendo progrmas. No Epidemic 3.2, além das já conhecidas opções de Salvar ou Descartar, foi acrescentada ao módulo de controle do ePendrive no Systemsettings a opção Perguntar. Ativando esta opção, o Epidemic passa a perguntar em cada reinicialização ou desligamento do sistema se o usuário quer salvar as alterações feitas durante sua utilização.

ependrive.png

ependrive-ask.png

ependrive-progress.png


4 - Melhoria no eInstaller

O eInstaller é um instalador extremamente rápido e fácil de usar, desenvolvido pela Equipe do Epidemic, em C++, com a utilização da biblioteca QT e da própria API do KDE. Ele foi projetado pensando nos novos usuários linux. Tudo o que é preciso fazer para instalar o Epidemic com o eInstaller é selecionar uma partição para o sistema no vidualizador de partições, digitar as senhas do administrador e do usuário default e clicar em instalar. No Epidemic 3.2 foram feitas diversas melhorias no eInstaller que ganhou também um novo layout para as páginas de informação que passaram a ser escritas em xhtml.

easychannel.png
5 - Melhoria no eAsy Channel

O eAsyChannel é o instalador de pacotes especiais (complexos, restritos, fontes) do Epidemic. Projetado para ser graficamente bem estruturado e ao mesmo tempo flexível, ele foi desenvolvido em C++, sob a forma de um módulo do SystemSettings, o centro de Controle Unificado do KDE e do Epidemic. Ele utiliza os conceitos de um Script Runner, para permitir que novas tarefas sejam acrescentadas à sua interface, por meio de um simples script bash. No Epidemic 3.2 o eAsyChannel ganhou novas tarefas desenvolvidas por Tiago Esteves Vieira, além de um novo layout para as páginas de informação que passaram a ser escritas em xhtml.

easychannel.png

6 - Melhoria no eCommunity

O eCommunity é um programa desenvolvido pela Equipe do Epidemic com o único objetivo de dar os devidos créditos a quem, de qualquer forma, contribui com o projeto, fortalecendo, dessa forma, os laços comunitários. No Epidemic 3.2, o eCommunity, além de ter sua interface redesenhada, ganhou um sistema de ranking baseado nas colaborações realizadas pelos membros da comunidade.

ecommunity.png

7 - Melhoria no suporte às placas de vídeo da Nvidia e ATI

Com o aperfeiçoamento do sistema de detecção e configuração automática dos drivers proprietários da Nvidia e ATI, algumas placas de video que não eram detectadas corretamente, em versões anteriores do Epidemic, passaram a ser configuradas automaticamente durante a inicialização do liveDVD, sem a necessidade de nenhuma intervenção do usuário. Além disso, foi reinclúido no Epidemic 3.2 o driver legacy, 173.14.xx, da Nvidia, que dá suporte às placas da série GeForce 5 FX ainda muito utilizadas no Brasil.

8 - LXDE como opção de ambiente desktop

O KDE continua sendo o ambiente desktop padrão do Epidemic, mas no Epidemic 3.2, foi incluído também o LXDE como uma opção de ambiente desktop mais leve e como uma forma de facilitar a manutenção do sistema no caso de uma quebra no KDE.


9 – Suporte ao Espanhol

Graças ao trabalho de Miguel Angel Posada Machado, o Epidemic, que já havia sido traduzido para o inglês por Otto R. Heredia de, foi traduzido também para o espanhol, passando a oferecer suporte nativo a três idiomas (português, inglês e espanhol), que podem ser escolhidos na tela de inicialização do LiveDVD.


10 - Novo tema integrado para o GRUB, Plymouth, KDM e Ksplash

Objetivando criar uma aparência mais harmonioza para o Epidemic, foi desenvolvido um novo tema integrado para o GRUB, Plymouth, KDM e Ksplash.

grub.png plymouth
ksplash.png
wallpaper.png

11 - Novo Kernel

O Epidemic 3.2 traz o Kernel 2.6.34-epidemic-686, baseado no kernel do Zen, otimizado para a arquitetura i686, com suporte aos drivers 3d da nvidia e ati, além de várias melhorias para maximizar a performance em desktops.

Faça o download do Epidemic GNU/Linux 3.2 clicando no ícone abaixo e confira você mesmo todas as novidades desta versão do Epidemic.

download.pngDownload

epidemic-3.2-1-i686.iso - 1 GB

MD5SUM: 6906337a98e263f0e64fbdd8f9112675


Um comentário:

Unknown disse...

O link não funciona,onde obter o 3.2.

Postar um comentário