10 de set. de 2010

O que é colaboração?


A alma do software livre é a colaboração. Mas quantos de nós realmente experimenta isso no seu dia-a-dia?
Têm se falado muito em colaboração por causa do Linuxe sua vasta família. A colaboração é que o fez do SL o que ele é hoje. Mas diariamente vejo uma certa contradição. Pouca gente que eu conheço realmente “pratica” colaboração. Por mais incrível que isso possa parecer, ainda existe muita gente que acha que o conhecimento que possui em um dado momento, quando bem “guardado” em um cofre a sete chaves, é o único recurso que irá lhe garantir sucesso profissional. Bem, concordo que conhecimento é a pedra fundamental do sucesso. Mas um bom profissional se constrói de muitas outras características: ética, profissionalismo, comprometimento, dedicação, colaboração e, só então, de conhecimento específico.
No âmbito do SL, colaborar significa contribuir com a comunidade de usuários e não-usuários de Linux e seus derivados. Auxiliando com informações, dicas ou sugestões. Orientando quem busca uma solução. Divulgando a filosofia do SL. Pensando em cada ação como um processo que irá gerar um resultado final. E trabalhando para que este resultado seja positivo para todos os envolvidos independente do andamento do processo. Isso vale para fórums, listas em geral, pessoas que nos pedem orientação sobre SL, clientes, alunos, professores, TODOS!
Esta consciência de colaboração precisa se desprender do conceito de “levar vantagem”. Precisa alimentar-se de uma incansável sede de conhecer e ensinar. Não importa o quanto se ganhe com isso. Colaborar significa “uma boa parte de doação com foco no resultado não necessariamente financeiro”. Então, colabore!
Até mais.
Marta Vuelma


Nenhum comentário:

Postar um comentário