O que seríamos nós sem a internet? Começo este artigo com esta tão indagada pergunta, não exclusiva àqueles que trabalham com ou para a tecnologia. Hoje temos a possibilidade de trabalhar em uma empresa, tomando conta dos seus servidores, mas com a possibilidade de termos outros clientes por fora, prestando um suporte remoto por meio da internet, por contratos ou por valores fixados pelas implantações.
E é esta facilidade que nos deixa distantes de alguns servidores implantados, aqueles que você montou, configurou, deixou redondo e entregou ao cliente e nunca mais tocou. Ele? Nunca lhe deu nenhum problema. O serviço de manutenção não foi fechado por contrato, deixando você e a máquina distantes, sem contato. E é aí que mora o perigo!
Esta distância gerada pela falta de contato nos proporciona um esquecimento, tanto nas configurações/serviços feitos no servidor, quanto informações tão básicas, como uma senha de usuário administrador ou do root. Ah! Você é um daqueles que não esquece, não é verdade? Bem, esquecemos números de documentos, esquecemos telefones, esquecemos endereços, esquecemos nomes de velhos amigos que não temos contatos por anos, esquecemos até mesmo o nome da esposa (às vezes)... então vai que você esqueça a senha... uma das senhas, das dezenas que temos! ;)
Tão importante quanto saber como recuperar a senha de root (ou do usuário administrador, como é utilizado por padrão no Ubuntu) é ter todas as anotações dos serviços que você prestou, separados por cliente e por máquina. E, mesmo que seja utilizadas configurações padrões para todos os seus clientes, a necessidade de uso de cada um vai fazer com que sejam aplicadas pequenas modificações, fazendo com que estas configurações padrões sejam padrões somente de início. Não somente isso, é também importante que todas os modificações que venham a ocorrer durante os anos sejam atualizadas nestes documentos, deixando-os fiéis às configurações atuais. Nunca se sabe quando estes documentos serão necessários!
E existe também a possibilidade de outras pessoas terem utilizado o usuário administrador ou o root e por algum motivo, terem modificado a senha. Cada administrador segue uma linha de ação e muitos não gostam de utilizar senhas de outros. A ideia é seguir em linha reta e utilizar sempre um padrão próprio de senhas para não terem problemas futuros com "esquecimento". Aí não tem jeito... se outra pessoa modificou a senha, não tem memória, nem tem anotação que vá te ajudar... só bola de cristal mesmo para descobrir a bendita senha. E adivinha quem será chamado para consertar tudo isso?
Continue lendo.... Viva o linux
Um comentário:
I lіke the hеlpful іnformation yοu
prοvide in your articles. I'll bookmark your weblog and check again here frequently. I am quite certain I'll lеarn
plenty of new stuff right here! Best of luck for
the next!
My homepage - sports massage clinic
Also visit my web blog ; indian head massage
Postar um comentário